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Plano de Rigging em 3DS Max

Plano de Rigging em 3DS Max

RIGGER EAD
  • 20 horas de carga horária
  • 66 alunos
  • 256 aulas
  • 7 módulos de conteúdo
  • Última atualização 14/02/2024
  • Certificado de conclusão de curso

12x R$ 94,60

R$ 899,00 à vista

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Sobre o Curso

O curso tem como objetivo desenvolver todo projeto de animação de uma operação, podendo detalhar todas as fases da atividade, desde o posicionamento de um equipamento a campo (apresentando suas configurações), fixação de lingas e componentes, içamento da carga, transporte da carga, posicionamento da carga no local, ajustes e detalhes necessários para apresentar um Plano de Rigging em um formato inovador e com muito mais clareza.


O curso vai do básico ao avançado, iniciando pela apresentação do software, modelagem dos objetos, mapeamento e textura, Rigging, animação e render.


Através de um Plano de Rigging elaborado em 3DS Max, o projetista pode apresentar de forma realista todas as fases de uma operação de movimentação de carga, simulando toda a atividade, podendo ser uma excelente ferramenta para poder:

•             Apresentar ao cliente como será realizada toda a operação;

•             Orientação técnica de todas as fases a diversos tipos de profissionais

•             Capacitar todos os participantes executantes da atividade;

•             Avaliar possíveis interferências;

•             Aperfeiçoar o planejamento operacional;

•             Identificar riscos;

•             Realizar APR e promover plano de ação.


Espero você nesta jornada!

Público alvo

Profissionais envolvidos nos processos de movimentação de cargas que atuam na elaboração e leitura de planos de rigging: supervisores, operadores, auxiliares, sinaleiros, amarradores, líderes, profissionais do setor de manutenção, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros entre outros.

Sobre o certificado

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

1 ano

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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.

Conteúdo

1Básico

  • Interface do 3ds max

    04:17

  • Conhecidos as viewports do 3ds Max

    07:34

  • Criando objetos 3d - Standard Primitives

    04:08

  • Criando objetos 2d - Shapes

    05:00

  • Transformação básicas de objetos

    04:46

  • Clonando objetos no 3ds Max

    06:29

  • Ferramentas de seleção

    05:35

  • Grupo Display

    06:56

  • Painel de comando

    08:05

  • Pivot e Alinhar objetos

    07:12

  • Ferramentas Snap

    04:47

  • Manipulando parâmetros básico de todas spline - (formas 2D)

    05:05

  • Manipulando os sub-objetos das "spline" (formas 2D) - vértices, segmento e spline

    05:26

  • Comandos fundamentais para modelagem com formas 2D - extrude

    04:58

  • Comandos fundamentais para modelagem com formas 2D - bevel

    05:46

  • Conhecidos os modificadores de objetos 3D

    05:12

2Modelagem

  • Conceitos básicos modelagem poligonal

    04:18

  • Modelando estrutura do caminhão do guindaste

    04:36

  • Modelando estrutura da cabine do caminhão guindaste

    04:01

  • Modelando estrutura dos eixos e do motor

    05:44

  • Modelando ajustes na estrutura dos eixos e do motor

    07:52

  • Modelando os vidros das portas da cabine

    07:25

  • Modelando o vidro da frente da cabine

    04:12

  • Finalizando a estrutura dos eixos

    04:23

  • Modelando as patolas - Parte 1

    06:39

  • Modelando as patolas - Parte 2

    05:31

  • Modelando as patolas - Parte 3

    04:36

  • Modelando as patolas - Parte 4

    05:07

  • Modelando as patolas - Parte 5

    04:32

  • Modelando as patolas - Parte 6

    05:32

  • Modelando as patolas - Parte 7

    05:01

  • Modelando as patolas - Parte 8

    04:15

  • MODELANDO COM SPLINES (EXTRUSÃO) / CRIAR VERTICE COMANDO DIVIDE / FILET

    04:49

  • Modelando as rodas do caminhão - parte 2

    02:57

  • Finalizando a estrutura das rodas do caminhão

    06:29

  • Modelando guindaste - Parte 1

    04:11

  • Modelando guindaste - Parte 2

    06:02

  • Modelando guindaste - Parte 3

    03:57

  • Modelando guindaste - Parte 4

    04:46

  • Modelando guindaste - Parte 5

    04:03

  • Modelando guindaste - Parte 6

    03:22

  • Modelando guindaste - Parte 7

    04:46

  • Modelando guindaste - Parte 8

    05:10

  • Modelando guindaste - Parte 9

    05:11

  • Modelando guindaste - Parte 10

    03:08

  • Modelando guindaste - Parte 11

    06:27

  • Ajustando espaço para as lanças do guindaste

    07:13

  • Modelando lanças - parte 1

    03:39

  • Modelando lanças - parte 2

    05:05

  • Modelando as polias das lanças - parte 1

    03:57

  • Modelando as polias das lanças - parte 2

    04:24

  • Modelando as polias das lanças - parte 3

    03:16

  • Modelando o gancho - parte 01

    04:48

  • Modelando o gancho - parte 02

    04:25

  • Modelando o gancho - parte 03

    04:59

  • Modelando o caminhão da carga - parte 01

    03:19

  • Modelando o caminhão da carga - parte 02

    05:39

  • Modelando o caminhão da carga - parte 03

    07:10

  • Modelando o caminhão da carga - parte 04

    05:07

  • Modelando o caminhão da carga - parte 05

    05:43

  • Modelando o caminhão da carga - parte 06

    04:57

  • Modelando o caminhão da carga - parte 07

    04:57

  • Modelando o caminhão da carga - parte 08

    04:11

  • Modelada a carga

    02:36

  • Modelando objeto de destino da carga

    07:13

  • Modelando o cenário - Parte 1

    03:58

  • Modelando o cenário - Parte 2

    04:48

  • Modelando o cenário - Parte 3

    05:55

  • Modelando o cenário - Parte 4

    05:09

3Mapeamento

  • Introdução texturas e mapeamento

    06:14

  • Editor de materiais - 01

    04:13

  • Editor de materiais - 02

    06:01

  • Editor de materiais - 03

    05:06

  • Editor de materiais - 04

    07:25

  • Editor de materiais - 05

    06:18

  • Editor de materiais - 06

    05:49

  • Editor de materiais - 07

    06:11

  • Criando texturas - 01

    05:56

  • Criando texturas - 02

    05:29

  • Criando texturas - 03

    05:39

  • Criando texturas - 04

    06:30

  • Criando texturas - 05

    07:33

  • Criando texturas - 06

    05:56

  • Mapeamento modificador UVW map - 01

    05:03

  • Mapeamento modificador UVW map - 02

    06:35

  • Criando a textura da carga - 01

    04:50

  • Criando a textura da carga - 02

    06:04

  • Criando a textura da carga - 03

    04:04

  • Criando a textura da carga - 04

    03:01

  • Conhecendo o material do caminhão carga

    04:51

  • Criando a textura do caminhão carga - 01

    03:40

  • Criando a textura do caminhão carga - 02

    05:20

  • Criando a textura do caminhão carga - 03

    03:08

  • Criando a textura do caminhão carga - 04

    05:16

  • Atribuindo os IDs para os polígonos do caminhão carga

    07:31

  • Criando o mapeamento do caminhão carga

    06:34

  • Criando textura do Destino carga

    04:28

  • Criando mapeamento do Destino carga

    03:48

  • Criando textura e mapeamento do cenário - (chão)

    06:16

  • Criando textura e mapeamento do cenário - (pilares)

    04:37

  • Criando textura do cenário - (muro e o portão)

    04:20

  • Criando a textura do guindaste - 01

    04:26

  • Criando a textura do guindaste - 02

    05:52

  • Criando a textura do guindaste - 03

    05:35

  • Criando a textura do guindaste - 04

    05:49

  • Criando os IDs do caminhão do guindaste

    05:53

  • Criando os IDs das patolas e cabine do guindaste

    05:25

  • Criando os IDs das lanças e guincho do guindaste

    06:18

  • Mapeamento do caminhão guindaste

    04:21

  • Mapeamento do guindaste e patolas

    05:08

  • Mapeamento Unwrap UVW - 01

    04:40

  • Mapeamento Unwrap UVW - 02

    08:45

  • Mapeamento Unwrap UVW - 03

    10:09

  • Mapeamento Unwrap UVW - 04

    08:36

  • Mapeando pneus do caminhão guindaste com Unwrap UVW

    05:38

  • Mapeando pneus do caminhão carga com Unwrap UVW - pneus dianteiros

    04:34

  • Mapeando pneus do caminhão carga com Unwrap UVW - pneus traseiros

    01:46

  • Finalizando o caminhão guindaste com placa e o nome do guindaste

    06:36

4RIG

  • Introdução ao Rig

    05:32

  • Hierarquia e helpers - 01

    05:48

  • Hierarquia e helpers - 02

    04:43

  • Hierarquia e helpers - 03

    03:40

  • Hierarquia e helpers - 04

    04:47

  • Hierarquia e helpers - 05

    04:32

  • Editor de parâmetros e Attribute Holder

    06:45

  • Reactor manager - 01

    05:23

  • Reactor manager - 02

    05:28

  • Wire parameters - 01

    04:54

  • Wire parameters - 02

    05:41

  • Wire parameters - 03

    07:13

  • Wire parameters - 04

    05:52

  • Rig do destino carga

    03:18

  • Rig do cenário

    05:07

  • Rig caminhão carga - 01

    03:28

  • Rig caminhão carga - 02

    05:21

  • Rig caminhão carga - 03

    07:15

  • Rig caminhão carga - 04

    04:18

  • Rig do caminhão guindaste - 01

    03:11

  • Rig do caminhão guindaste - 02

    05:01

  • Rig do caminhão guindaste - 03

    03:44

  • Rig do caminhão guindaste - 04

    05:29

  • Rig das patolas - 01

    04:26

  • Rig das patolas - 02

    05:11

  • Rig das patolas - 03

    03:45

  • Rig das patolas - 04

    05:05

  • Rig patola frente esquerda - 01

    04:05

  • Rig patola frente esquerda - 02

    06:11

  • Rig do guindaste - 01

    04:43

  • Rig do guindaste - 02

    05:32

  • Rig do guindaste - 03

    04:29

  • Rig do guindaste - 04

    05:30

  • Rig do moitão-gancho - 01

    05:28

  • Rig do moitão-gancho - 02

    09:31

  • Cabos do guindaste - 01

    04:18

  • Cabos do guindaste - 02

    05:07

  • Cabos do guindaste - 03

    05:55

  • Cabos do guindaste - 04

    08:27

  • Cilindro lanças - 01

    05:08

  • Cilindro lanças - 02

    03:34

  • Cilindro lanças - 03

    03:45

  • Cilindro lanças - 04

    05:42

  • Cilindro lanças - 05

    04:57

  • Rig Carga - 01

    05:11

  • Rig Carga - 02

    03:50

  • Rig Carga - 03

    03:26

  • Rig Carga - 03

    03:09

  • Rig Carga - 04

    07:06

  • Rig Carga - 05

    04:05

  • Rig Carga - 06

    07:15

  • Rig Carga - 08

    03:20

  • Rig Carga - 09

    07:43

  • Criando a textura das cintas da carga

    02:39

  • Finalizando o Rig 01

    04:39

  • Finalizando o Rig 02

    04:09

  • Finalizando o Rig 03

    05:59

5Animação

  • Conceitos de animação

    06:10

  • Ferramenta Linha do tempo

    04:33

  • Ferramentas de animação - (Auto key)

    06:05

  • Ferramentas de animação [set key]

    06:58

  • Ferramentas de animação [filtros animação]

    04:51

  • As câmeras do 3DS MAX - (parâmetros free)

    07:26

  • As câmeras do 3DS MAX - (parâmetros target)

    03:15

  • Apresentação da animação

    05:00

  • Planilha controle da animação

    06:25

  • Posicionando objetos da animação - 01

    06:25

  • Animando caminhão guindaste chegando

    04:43

  • Criando - configurando e animando a câmera

    08:08

  • Criando dormentes e aplicando modificadores para animar

    07:46

  • Animando os dormentes

    02:37

  • Animado as patolas

    02:43

  • Animando as sapatas

    06:41

  • Posicionando o guindaste para o içamento - 01

    04:55

  • Posicionando o guindaste para o içamento - 02

    04:32

  • Posicionando o guindaste para o içamento - 03

    04:27

  • Animando a posição da câmera para o içamento

    08:30

  • Posicionando o guindaste para o içamento - 04

    02:51

  • Posicionando o guindaste para o içamento - 05

    03:03

  • Animando a proteção da carroceria do caminhão carga - 01

    05:00

  • Animando a proteção da carroceria do caminhão carga - 02

    03:35

  • Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 01

    04:08

  • Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 02

    04:13

  • Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 03

    03:48

  • Animando a posição da câmera para a carga indo para seu destino

    07:13

  • Animando as sapatas e patolas - 01

    05:05

  • Animando as sapatas e patolas - 02

    03:12

  • Animando a saída do caminhão guindaste e ajuste final da câmera

    04:42

  • Conhecendo o display de informações

    05:07

  • Criando Display de informações - 01

    03:51

  • Criando Display de informações - 02

    05:51

  • Criando Display de informações - 03

    05:11

  • Criando o rig para display

    06:05

  • Conhecendo com vamos criar o cenário, as nuvens e o céu

    05:17

  • Criando o cenário, as nuvens e o céu - 01

    04:56

  • Criando o cenário, as nuvens e o céu - 02

    08:27

  • Criando o cenário, as nuvens e o céu - 03

    10:30

6Render e Luz

  • 1 Conhecendo os motores de render

    08:16

  • Parâmetros básicos do render - 01

    05:31

  • Parâmetros básicos do render - 02

    06:23

  • Parâmetros básicos do render - 03

    06:15

  • Parâmetros básicos do render - 04

    07:34

  • Parâmetros básicos do render - 05

    05:38

  • Janela do render

    05:23

  • Estudando as Luzes - 01

    04:59

  • Estudando as Luzes - 02

    05:29

  • Estudando as Luzes - 03

    06:25

  • Estudando as Luzes - 04

    05:23

  • Estudando as Luzes - 05

    04:46

  • Luz tipo Target Spot

    06:02

  • Luz tipo Target Direct

    07:47

  • Environment Panel - 01

    04:19

  • Environment Panel - 02

    07:57

  • Criando a textura e mapeamento do painel display

    05:13

  • Criando a iluminação da animação - 01

    08:02

  • Criando a iluminação da animação - 02

    05:45

  • Criando a iluminação da animação - 03

    08:59

  • Criando a iluminação da animação - 04

    07:36

  • Criando a iluminação da animação - 05

    06:51

  • Criando a iluminação da animação - 06

    06:05

  • Render da animação

    09:14

7Material de apoio

  • Baixe as imagens

  • Extras - Baixe as imagens.

  • Extudo - Bump - Baixe as imagens

  • Extudo - Concrete - Baixe as imagens

  • Extudo - Espaco - Baixe as imagens

  • Extudo - Imagens Unrap UVW - Baixe as imagens

  • Extudo - Madeira- Baixe as imagens

  • Extudo - Metal - Baixe as imagens

  • Extudo - Opacidade - Baixe as imagens

  • Extudo - Pedras - Baixe as imagens

  • Extudo - Pisos - Baixe as imagens

  • Extudo - Reflexo - Baixe as imagens

  • Extudo - Tapete - bump - opacidade - Baixe as imagens

  • Extudo - Tecido - Baixe as imagens

  • Extudo - Tijolos - Baixe as imagens

  • Madeira - Baixe as imagens

  • Extudo - Baixe a imagem

Perguntas Frequentes

Os cursos da Escola da Movimentação fornecem certificado para o aluno?

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Sim, ao concluir o curso, o aluno será notificado na plataforma que seu certificado está disponível para download e impressão constando seu nome, o curso realizado, total da carga horária. Para os cursos Presenciais, o aluno só receberá o certificado após a aprovação na avaliação final.

Posso comprar um curso sem depender de uma empresa?

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Pode! Hoje o aluno consegue adquirir cursos como pessoa física, sem necessariamente depender da empresa para realizar sua capacitação.

Quem pode elaborar um Plano de Rigging?

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Os profissionais que podem elaborar os Planos de Rigging são Engenheiros e Técnicos, que apresentam CREA ativo. Para que um Plano de Rigging tenha validade, é necessário que o profissional emita a cada planejamento uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme determina a Lei nº 6.496/1977.

Qual curso indicado para se elaborar um Plano de Rigigng

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A Escola da Movimentação, tem com cursos exclusivos para a capacitação dos profissionais na área de movimentação de carga, dentre eles o curso de Rigger, realizado em 40 horas de duração. Foi desenvolvido por profissionais com elevado conhecimento técnico em movimentação de cargas, com grande vivência em obras de grande magnitude. O curso pode ser realizado através do módulo presencial, In Company ou através da Plataforma EAD.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

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Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.

Qual a diferença entre EAD e PRESENCIAL e como isso pode me ajudar?

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Além do fator financeiro, a principal diferença entre as duas formas de cursos é o conforto e a flexibilidade da forma de ensino. O curso EAD foi desenvolvido para o profissional com curto tempo para estudo e pessoas que busquem uma rápida qualificação na área. Em todos os cursos à distância existem uma equipe de professores Capacitados para desempenho durante o curso. Além disso, o próprio sistema de aprendizagem acompanha os alunos em qual conteúdo está em determinado Modulo.

Qual diferença entre o RIGGER e o SUPERVISOR DE RIGGING

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O Supervisor de Rigging tem o foco principal na gestão direta da operação onde o supervisor será capacitado para que possa atuar na contratação e gestão de pessoas e equipamentos, atuar junto com a equipes de segurança do trabalho evitando paralisações futuras, gestão de suprimentos para que não falte recursos para execução da tarefa, além na análise completa de todo o planejamento, ou seja a aprovação do plano de Rigging. O RIGGER tem como objetivo principal a elaboração de plano de Rigging que se resume em um procedimento para execução de uma manobra de içamento e movimentação de cargas especiais, analisando e listando todas as etapas do planejamento, execução de todos os cálculos para o correto dimensionamento dos melhores equipamentos (guindastes, gruas, guindautos), todos acessórios e eslingas (laços, cintas, correntes, manilhas, ganchos e outros) se existe a necessidade do uso de dispositivos (balancim). Além de todo o planejamento da locação dos equipamentos, sequência de montagem, posicionamento de carretas e período de mobilização.

Acesso por 1 ano

Até 1 ano de suporte

Estude quando e onde quiser

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Muito bom

MARCELO GOMES DE CERQUEIRA

MARCELO GOMES DE CERQUEIRA

Aislan Douglas Garcia Costa

Ricardo Abrahan Rodriguez Salazar

Ricardo Abrahan Rodriguez Salazar

Plano de Rigging em 3DS Max

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  • 20 horas de carga horária
  • 66 alunos
  • 256 aulas
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  • Última atualização 14/02/2024
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