Plano de Rigging em 3DS Max

Plano de Rigging em 3DS Max

  • 20 Horas de duração
  • 256 Aulas
  • 7 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 92,81 (ou R$ 899,00 à vista)
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Empreendedor e artista de computação gráfica e realidade virtual. Criação de Tour virtual 360º, vídeos 360º, Realidade virtual e/ou realidade Aumentada.
Carlos Mesquita dos Santos Júnior

O curso tem como objetivo desenvolver todo projeto de animação de uma operação, podendo detalhar todas as fases da atividade, desde o posicionamento de um equipamento a campo (apresentando suas configurações), fixação de lingas e componentes, içamento da carga, transporte da carga, posicionamento da carga no local, ajustes e detalhes necessários para apresentar um Plano de Rigging em um formato inovador e com muito mais clareza.


O curso vai do básico ao avançado, iniciando pela apresentação do software, modelagem dos objetos, mapeamento e textura, Rigging, animação e render.


Através de um Plano de Rigging elaborado em 3DS Max, o projetista pode apresentar de forma realista todas as fases de uma operação de movimentação de carga, simulando toda a atividade, podendo ser uma excelente ferramenta para poder:

•             Apresentar ao cliente como será realizada toda a operação;

•             Orientação técnica de todas as fases a diversos tipos de profissionais

•             Capacitar todos os participantes executantes da atividade;

•             Avaliar possíveis interferências;

•             Aperfeiçoar o planejamento operacional;

•             Identificar riscos;

•             Realizar APR e promover plano de ação.


Espero você nesta jornada!

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Profissionais envolvidos nos processos de movimentação de cargas que atuam na elaboração e leitura de planos de rigging: supervisores, operadores, auxiliares, sinaleiros, amarradores, líderes, profissionais do setor de manutenção, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros entre outros.

Carlos Mesquita dos Santos Júnior
"Empreendedor e artista de computação gráfica e realidade virtual. Criação de Tour virtual 360º, vídeos 360º, Realidade virtual e/ou realidade Aumentada."

Nos meus de 25 anos em docência, ministrando cursos livres e técnicos em instituições como SENAC, SENAI e universidades como a UFRGS e a Unisinos, sempre procurei aprender para ensinar, assim como, compartilhar a minha paixão pelo mundo da tecnologia e da computação gráfica.


Como projetos que participei, me orgulho de ter ajudado a criar o primeiro curso livre de Desenvolvimento de Games do RS, bem como, o primeiro curso presencial de Criação e Animação de  Personagens no 3ds Max. Em 2012, comecei a gravar videoaulas, em parceria com o portal 3D1, lançando o primeiro DVD de RIG de personagem em português.


Experiências:

- Planejar e ministrar Workshops e Palestras sobre jogos digitais, animação 3d e computação gráfica. 

- Vivência com cursos na modalidade EAD através de aulas e workshops ao vivo e cursos particulares via Skype e Hangout.

- Produtor de videoaulas (e outros objetos educacionais) com mais de 80 horas de aulas gravadas.

- Conhecimento de elaboração de planos de aulas e projetos de cursos livres presenciais e a distância.


Sou profissional certificado Autodesk, no 3ds Max*, generalista 3D e o meu lema é : Sempre aprendendo, sempre compartilhando o conhecimento!


* Certified Associate Autodesk nº 00253617


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Interface do 3ds max
  • 2. Conhecidos as viewports do 3ds Max
  • 3. Criando objetos 3d - Standard Primitives
  • 4. Criando objetos 2d - Shapes
  • 5. Transformação básicas de objetos
  • 6. Clonando objetos no 3ds Max
  • 7. Ferramentas de seleção
  • 8. Grupo Display
  • 9. Painel de comando
  • 10. Pivot e Alinhar objetos
  • 11. Ferramentas Snap
  • 12. Manipulando parâmetros básico de todas spline - (formas 2D)
  • 13. Manipulando os sub-objetos das "spline" (formas 2D) - vértices, segmento e spline
  • 14. Comandos fundamentais para modelagem com formas 2D - extrude
  • 15. Comandos fundamentais para modelagem com formas 2D - bevel
  • 16. Conhecidos os modificadores de objetos 3D
  • 1. Conceitos básicos modelagem poligonal
  • 2. Modelando estrutura do caminhão do guindaste
  • 3. Modelando estrutura da cabine do caminhão guindaste
  • 4. Modelando estrutura dos eixos e do motor
  • 5. Modelando ajustes na estrutura dos eixos e do motor
  • 6. Modelando os vidros das portas da cabine
  • 7. Modelando o vidro da frente da cabine
  • 8. Finalizando a estrutura dos eixos
  • 9. Modelando as patolas - Parte 1
  • 10. Modelando as patolas - Parte 2
  • 11. Modelando as patolas - Parte 3
  • 12. Modelando as patolas - Parte 4
  • 13. Modelando as patolas - Parte 5
  • 14. Modelando as patolas - Parte 6
  • 15. Modelando as patolas - Parte 7
  • 16. Modelando as patolas - Parte 8
  • 17. MODELANDO COM SPLINES (EXTRUSÃO) / CRIAR VERTICE COMANDO DIVIDE / FILET
  • 18. Modelando as rodas do caminhão - parte 2
  • 19. Finalizando a estrutura das rodas do caminhão
  • 20. Modelando guindaste - Parte 1
  • 21. Modelando guindaste - Parte 2
  • 22. Modelando guindaste - Parte 3
  • 23. Modelando guindaste - Parte 4
  • 24. Modelando guindaste - Parte 5
  • 25. Modelando guindaste - Parte 6
  • 26. Modelando guindaste - Parte 7
  • 27. Modelando guindaste - Parte 8
  • 28. Modelando guindaste - Parte 9
  • 29. Modelando guindaste - Parte 10
  • 30. Modelando guindaste - Parte 11
  • 31. Ajustando espaço para as lanças do guindaste
  • 32. Modelando lanças - parte 1
  • 33. Modelando lanças - parte 2
  • 34. Modelando as polias das lanças - parte 1
  • 35. Modelando as polias das lanças - parte 2
  • 36. Modelando as polias das lanças - parte 3
  • 37. Modelando o gancho - parte 01
  • 38. Modelando o gancho - parte 02
  • 39. Modelando o gancho - parte 03
  • 40. Modelando o caminhão da carga - parte 01
  • 41. Modelando o caminhão da carga - parte 02
  • 42. Modelando o caminhão da carga - parte 03
  • 43. Modelando o caminhão da carga - parte 04
  • 44. Modelando o caminhão da carga - parte 05
  • 45. Modelando o caminhão da carga - parte 06
  • 46. Modelando o caminhão da carga - parte 07
  • 47. Modelando o caminhão da carga - parte 08
  • 48. Modelada a carga
  • 49. Modelando objeto de destino da carga
  • 50. Modelando o cenário - Parte 1
  • 51. Modelando o cenário - Parte 2
  • 52. Modelando o cenário - Parte 3
  • 53. Modelando o cenário - Parte 4
  • 1. Introdução texturas e mapeamento
  • 2. Editor de materiais - 01
  • 3. Editor de materiais - 02
  • 4. Editor de materiais - 03
  • 5. Editor de materiais - 04
  • 6. Editor de materiais - 05
  • 7. Editor de materiais - 06
  • 8. Editor de materiais - 07
  • 9. Criando texturas - 01
  • 10. Criando texturas - 02
  • 11. Criando texturas - 03
  • 12. Criando texturas - 04
  • 13. Criando texturas - 05
  • 14. Criando texturas - 06
  • 15. Mapeamento modificador UVW map - 01
  • 16. Mapeamento modificador UVW map - 02
  • 17. Criando a textura da carga - 01
  • 18. Criando a textura da carga - 02
  • 19. Criando a textura da carga - 03
  • 20. Criando a textura da carga - 04
  • 21. Conhecendo o material do caminhão carga
  • 22. Criando a textura do caminhão carga - 01
  • 23. Criando a textura do caminhão carga - 02
  • 24. Criando a textura do caminhão carga - 03
  • 25. Criando a textura do caminhão carga - 04
  • 26. Atribuindo os IDs para os polígonos do caminhão carga
  • 27. Criando o mapeamento do caminhão carga
  • 28. Criando textura do Destino carga
  • 29. Criando mapeamento do Destino carga
  • 30. Criando textura e mapeamento do cenário - (chão)
  • 31. Criando textura e mapeamento do cenário - (pilares)
  • 32. Criando textura do cenário - (muro e o portão)
  • 33. Criando a textura do guindaste - 01
  • 34. Criando a textura do guindaste - 02
  • 35. Criando a textura do guindaste - 03
  • 36. Criando a textura do guindaste - 04
  • 37. Criando os IDs do caminhão do guindaste
  • 38. Criando os IDs das patolas e cabine do guindaste
  • 39. Criando os IDs das lanças e guincho do guindaste
  • 40. Mapeamento do caminhão guindaste
  • 41. Mapeamento do guindaste e patolas
  • 42. Mapeamento Unwrap UVW - 01
  • 43. Mapeamento Unwrap UVW - 02
  • 44. Mapeamento Unwrap UVW - 03
  • 45. Mapeamento Unwrap UVW - 04
  • 46. Mapeando pneus do caminhão guindaste com Unwrap UVW
  • 47. Mapeando pneus do caminhão carga com Unwrap UVW - pneus dianteiros
  • 48. Mapeando pneus do caminhão carga com Unwrap UVW - pneus traseiros
  • 49. Finalizando o caminhão guindaste com placa e o nome do guindaste
  • 1. Introdução ao Rig
  • 2. Hierarquia e helpers - 01
  • 3. Hierarquia e helpers - 02
  • 4. Hierarquia e helpers - 03
  • 5. Hierarquia e helpers - 04
  • 6. Hierarquia e helpers - 05
  • 7. Editor de parâmetros e Attribute Holder
  • 8. Reactor manager - 01
  • 9. Reactor manager - 02
  • 10. Wire parameters - 01
  • 11. Wire parameters - 02
  • 12. Wire parameters - 03
  • 13. Wire parameters - 04
  • 14. Rig do destino carga
  • 15. Rig do cenário
  • 16. Rig caminhão carga - 01
  • 17. Rig caminhão carga - 02
  • 18. Rig caminhão carga - 03
  • 19. Rig caminhão carga - 04
  • 20. Rig do caminhão guindaste - 01
  • 21. Rig do caminhão guindaste - 02
  • 22. Rig do caminhão guindaste - 03
  • 23. Rig do caminhão guindaste - 04
  • 24. Rig das patolas - 01
  • 25. Rig das patolas - 02
  • 26. Rig das patolas - 03
  • 27. Rig das patolas - 04
  • 28. Rig patola frente esquerda - 01
  • 29. Rig patola frente esquerda - 02
  • 30. Rig do guindaste - 01
  • 31. Rig do guindaste - 02
  • 32. Rig do guindaste - 03
  • 33. Rig do guindaste - 04
  • 34. Rig do moitão-gancho - 01
  • 35. Rig do moitão-gancho - 02
  • 36. Cabos do guindaste - 01
  • 37. Cabos do guindaste - 02
  • 38. Cabos do guindaste - 03
  • 39. Cabos do guindaste - 04
  • 40. Cilindro lanças - 01
  • 41. Cilindro lanças - 02
  • 42. Cilindro lanças - 03
  • 43. Cilindro lanças - 04
  • 44. Cilindro lanças - 05
  • 45. Rig Carga - 01
  • 46. Rig Carga - 02
  • 47. Rig Carga - 03
  • 48. Rig Carga - 03
  • 49. Rig Carga - 04
  • 50. Rig Carga - 05
  • 51. Rig Carga - 06
  • 52. Rig Carga - 08
  • 53. Rig Carga - 09
  • 54. Criando a textura das cintas da carga
  • 55. Finalizando o Rig 01
  • 56. Finalizando o Rig 02
  • 57. Finalizando o Rig 03
  • 1. Conceitos de animação
  • 2. Ferramenta Linha do tempo
  • 3. Ferramentas de animação - (Auto key)
  • 4. Ferramentas de animação [set key]
  • 5. Ferramentas de animação [filtros animação]
  • 6. As câmeras do 3DS MAX - (parâmetros free)
  • 7. As câmeras do 3DS MAX - (parâmetros target)
  • 8. Apresentação da animação
  • 9. Planilha controle da animação
  • 10. Posicionando objetos da animação - 01
  • 11. Animando caminhão guindaste chegando
  • 12. Criando - configurando e animando a câmera
  • 13. Criando dormentes e aplicando modificadores para animar
  • 14. Animando os dormentes
  • 15. Animado as patolas
  • 16. Animando as sapatas
  • 17. Posicionando o guindaste para o içamento - 01
  • 18. Posicionando o guindaste para o içamento - 02
  • 19. Posicionando o guindaste para o içamento - 03
  • 20. Animando a posição da câmera para o içamento
  • 21. Posicionando o guindaste para o içamento - 04
  • 22. Posicionando o guindaste para o içamento - 05
  • 23. Animando a proteção da carroceria do caminhão carga - 01
  • 24. Animando a proteção da carroceria do caminhão carga - 02
  • 25. Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 01
  • 26. Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 02
  • 27. Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 03
  • 28. Animando a posição da câmera para a carga indo para seu destino
  • 29. Animando as sapatas e patolas - 01
  • 30. Animando as sapatas e patolas - 02
  • 31. Animando a saída do caminhão guindaste e ajuste final da câmera
  • 32. Conhecendo o display de informações
  • 33. Criando Display de informações - 01
  • 34. Criando Display de informações - 02
  • 35. Criando Display de informações - 03
  • 36. Criando o rig para display
  • 37. Conhecendo com vamos criar o cenário, as nuvens e o céu
  • 38. Criando o cenário, as nuvens e o céu - 01
  • 39. Criando o cenário, as nuvens e o céu - 02
  • 40. Criando o cenário, as nuvens e o céu - 03
  • 1. 1 Conhecendo os motores de render
  • 2. Parâmetros básicos do render - 01
  • 3. Parâmetros básicos do render - 02
  • 4. Parâmetros básicos do render - 03
  • 5. Parâmetros básicos do render - 04
  • 6. Parâmetros básicos do render - 05
  • 7. Janela do render
  • 8. Estudando as Luzes - 01
  • 9. Estudando as Luzes - 02
  • 10. Estudando as Luzes - 03
  • 11. Estudando as Luzes - 04
  • 12. Estudando as Luzes - 05
  • 13. Luz tipo Target Spot
  • 14. Luz tipo Target Direct
  • 15. Environment Panel - 01
  • 16. Environment Panel - 02
  • 17. Criando a textura e mapeamento do painel display
  • 18. Criando a iluminação da animação - 01
  • 19. Criando a iluminação da animação - 02
  • 20. Criando a iluminação da animação - 03
  • 21. Criando a iluminação da animação - 04
  • 22. Criando a iluminação da animação - 05
  • 23. Criando a iluminação da animação - 06
  • 24. Render da animação
  • 1. Baixe as imagens
  • 2. Extras - Baixe as imagens.
  • 3. Extudo - Bump - Baixe as imagens
  • 4. Extudo - Concrete - Baixe as imagens
  • 5. Extudo - Espaco - Baixe as imagens
  • 6. Extudo - Imagens Unrap UVW - Baixe as imagens
  • 7. Extudo - Madeira- Baixe as imagens
  • 8. Extudo - Metal - Baixe as imagens
  • 9. Extudo - Opacidade - Baixe as imagens
  • 10. Extudo - Pedras - Baixe as imagens
  • 11. Extudo - Pisos - Baixe as imagens
  • 12. Extudo - Reflexo - Baixe as imagens
  • 13. Extudo - Tapete - bump - opacidade - Baixe as imagens
  • 14. Extudo - Tecido - Baixe as imagens
  • 15. Extudo - Tijolos - Baixe as imagens
  • 16. Madeira - Baixe as imagens
  • 17. Extudo - Baixe a imagem
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