
Plano de Rigging em 3DS Max
- 20 Horas de duração
- 256 Aulas
- 7 Módulos
- 3 meses de suporte
- Certificado de conclusão
O curso tem como objetivo desenvolver todo projeto de animação de uma operação, podendo detalhar todas as fases da atividade, desde o posicionamento de um equipamento a campo (apresentando suas configurações), fixação de lingas e componentes, içamento da carga, transporte da carga, posicionamento da carga no local, ajustes e detalhes necessários para apresentar um Plano de Rigging em um formato inovador e com muito mais clareza.
O curso vai do básico ao avançado, iniciando pela apresentação do software, modelagem dos objetos, mapeamento e textura, Rigging, animação e render.
Através de um Plano de Rigging elaborado em 3DS Max, o projetista pode apresentar de forma realista todas as fases de uma operação de movimentação de carga, simulando toda a atividade, podendo ser uma excelente ferramenta para poder:
• Apresentar ao cliente como será realizada toda a operação;
• Orientação técnica de todas as fases a diversos tipos de profissionais
• Capacitar todos os participantes executantes da atividade;
• Avaliar possíveis interferências;
• Aperfeiçoar o planejamento operacional;
• Identificar riscos;
• Realizar APR e promover plano de ação.
Espero você nesta jornada!
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.
Profissionais envolvidos nos processos de movimentação de cargas que atuam na elaboração e leitura de planos de rigging: supervisores, operadores, auxiliares, sinaleiros, amarradores, líderes, profissionais do setor de manutenção, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros entre outros.
Nos meus de 25 anos em docência, ministrando cursos livres e técnicos em instituições como SENAC, SENAI e universidades como a UFRGS e a Unisinos, sempre procurei aprender para ensinar, assim como, compartilhar a minha paixão pelo mundo da tecnologia e da computação gráfica.
Como projetos que participei, me orgulho de ter ajudado a criar o primeiro curso livre de Desenvolvimento de Games do RS, bem como, o primeiro curso presencial de Criação e Animação de Personagens no 3ds Max. Em 2012, comecei a gravar videoaulas, em parceria com o portal 3D1, lançando o primeiro DVD de RIG de personagem em português.
Experiências:
- Planejar e ministrar Workshops e Palestras sobre jogos digitais, animação 3d e computação gráfica.
- Vivência com cursos na modalidade EAD através de aulas e workshops ao vivo e cursos particulares via Skype e Hangout.
- Produtor de videoaulas (e outros objetos educacionais) com mais de 80 horas de aulas gravadas.
- Conhecimento de elaboração de planos de aulas e projetos de cursos livres presenciais e a distância.
Sou profissional certificado Autodesk, no 3ds Max*, generalista 3D e o meu lema é : Sempre aprendendo, sempre compartilhando o conhecimento!
* Certified Associate Autodesk nº 00253617
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
- 1. Interface do 3ds max
- 2. Conhecidos as viewports do 3ds Max
- 3. Criando objetos 3d - Standard Primitives
- 4. Criando objetos 2d - Shapes
- 5. Transformação básicas de objetos
- 6. Clonando objetos no 3ds Max
- 7. Ferramentas de seleção
- 8. Grupo Display
- 9. Painel de comando
- 10. Pivot e Alinhar objetos
- 11. Ferramentas Snap
- 12. Manipulando parâmetros básico de todas spline - (formas 2D)
- 13. Manipulando os sub-objetos das "spline" (formas 2D) - vértices, segmento e spline
- 14. Comandos fundamentais para modelagem com formas 2D - extrude
- 15. Comandos fundamentais para modelagem com formas 2D - bevel
- 16. Conhecidos os modificadores de objetos 3D
- 1. Conceitos básicos modelagem poligonal
- 2. Modelando estrutura do caminhão do guindaste
- 3. Modelando estrutura da cabine do caminhão guindaste
- 4. Modelando estrutura dos eixos e do motor
- 5. Modelando ajustes na estrutura dos eixos e do motor
- 6. Modelando os vidros das portas da cabine
- 7. Modelando o vidro da frente da cabine
- 8. Finalizando a estrutura dos eixos
- 9. Modelando as patolas - Parte 1
- 10. Modelando as patolas - Parte 2
- 11. Modelando as patolas - Parte 3
- 12. Modelando as patolas - Parte 4
- 13. Modelando as patolas - Parte 5
- 14. Modelando as patolas - Parte 6
- 15. Modelando as patolas - Parte 7
- 16. Modelando as patolas - Parte 8
- 17. MODELANDO COM SPLINES (EXTRUSÃO) / CRIAR VERTICE COMANDO DIVIDE / FILET
- 18. Modelando as rodas do caminhão - parte 2
- 19. Finalizando a estrutura das rodas do caminhão
- 20. Modelando guindaste - Parte 1
- 21. Modelando guindaste - Parte 2
- 22. Modelando guindaste - Parte 3
- 23. Modelando guindaste - Parte 4
- 24. Modelando guindaste - Parte 5
- 25. Modelando guindaste - Parte 6
- 26. Modelando guindaste - Parte 7
- 27. Modelando guindaste - Parte 8
- 28. Modelando guindaste - Parte 9
- 29. Modelando guindaste - Parte 10
- 30. Modelando guindaste - Parte 11
- 31. Ajustando espaço para as lanças do guindaste
- 32. Modelando lanças - parte 1
- 33. Modelando lanças - parte 2
- 34. Modelando as polias das lanças - parte 1
- 35. Modelando as polias das lanças - parte 2
- 36. Modelando as polias das lanças - parte 3
- 37. Modelando o gancho - parte 01
- 38. Modelando o gancho - parte 02
- 39. Modelando o gancho - parte 03
- 40. Modelando o caminhão da carga - parte 01
- 41. Modelando o caminhão da carga - parte 02
- 42. Modelando o caminhão da carga - parte 03
- 43. Modelando o caminhão da carga - parte 04
- 44. Modelando o caminhão da carga - parte 05
- 45. Modelando o caminhão da carga - parte 06
- 46. Modelando o caminhão da carga - parte 07
- 47. Modelando o caminhão da carga - parte 08
- 48. Modelada a carga
- 49. Modelando objeto de destino da carga
- 50. Modelando o cenário - Parte 1
- 51. Modelando o cenário - Parte 2
- 52. Modelando o cenário - Parte 3
- 53. Modelando o cenário - Parte 4
- 1. Introdução texturas e mapeamento
- 2. Editor de materiais - 01
- 3. Editor de materiais - 02
- 4. Editor de materiais - 03
- 5. Editor de materiais - 04
- 6. Editor de materiais - 05
- 7. Editor de materiais - 06
- 8. Editor de materiais - 07
- 9. Criando texturas - 01
- 10. Criando texturas - 02
- 11. Criando texturas - 03
- 12. Criando texturas - 04
- 13. Criando texturas - 05
- 14. Criando texturas - 06
- 15. Mapeamento modificador UVW map - 01
- 16. Mapeamento modificador UVW map - 02
- 17. Criando a textura da carga - 01
- 18. Criando a textura da carga - 02
- 19. Criando a textura da carga - 03
- 20. Criando a textura da carga - 04
- 21. Conhecendo o material do caminhão carga
- 22. Criando a textura do caminhão carga - 01
- 23. Criando a textura do caminhão carga - 02
- 24. Criando a textura do caminhão carga - 03
- 25. Criando a textura do caminhão carga - 04
- 26. Atribuindo os IDs para os polígonos do caminhão carga
- 27. Criando o mapeamento do caminhão carga
- 28. Criando textura do Destino carga
- 29. Criando mapeamento do Destino carga
- 30. Criando textura e mapeamento do cenário - (chão)
- 31. Criando textura e mapeamento do cenário - (pilares)
- 32. Criando textura do cenário - (muro e o portão)
- 33. Criando a textura do guindaste - 01
- 34. Criando a textura do guindaste - 02
- 35. Criando a textura do guindaste - 03
- 36. Criando a textura do guindaste - 04
- 37. Criando os IDs do caminhão do guindaste
- 38. Criando os IDs das patolas e cabine do guindaste
- 39. Criando os IDs das lanças e guincho do guindaste
- 40. Mapeamento do caminhão guindaste
- 41. Mapeamento do guindaste e patolas
- 42. Mapeamento Unwrap UVW - 01
- 43. Mapeamento Unwrap UVW - 02
- 44. Mapeamento Unwrap UVW - 03
- 45. Mapeamento Unwrap UVW - 04
- 46. Mapeando pneus do caminhão guindaste com Unwrap UVW
- 47. Mapeando pneus do caminhão carga com Unwrap UVW - pneus dianteiros
- 48. Mapeando pneus do caminhão carga com Unwrap UVW - pneus traseiros
- 49. Finalizando o caminhão guindaste com placa e o nome do guindaste
- 1. Introdução ao Rig
- 2. Hierarquia e helpers - 01
- 3. Hierarquia e helpers - 02
- 4. Hierarquia e helpers - 03
- 5. Hierarquia e helpers - 04
- 6. Hierarquia e helpers - 05
- 7. Editor de parâmetros e Attribute Holder
- 8. Reactor manager - 01
- 9. Reactor manager - 02
- 10. Wire parameters - 01
- 11. Wire parameters - 02
- 12. Wire parameters - 03
- 13. Wire parameters - 04
- 14. Rig do destino carga
- 15. Rig do cenário
- 16. Rig caminhão carga - 01
- 17. Rig caminhão carga - 02
- 18. Rig caminhão carga - 03
- 19. Rig caminhão carga - 04
- 20. Rig do caminhão guindaste - 01
- 21. Rig do caminhão guindaste - 02
- 22. Rig do caminhão guindaste - 03
- 23. Rig do caminhão guindaste - 04
- 24. Rig das patolas - 01
- 25. Rig das patolas - 02
- 26. Rig das patolas - 03
- 27. Rig das patolas - 04
- 28. Rig patola frente esquerda - 01
- 29. Rig patola frente esquerda - 02
- 30. Rig do guindaste - 01
- 31. Rig do guindaste - 02
- 32. Rig do guindaste - 03
- 33. Rig do guindaste - 04
- 34. Rig do moitão-gancho - 01
- 35. Rig do moitão-gancho - 02
- 36. Cabos do guindaste - 01
- 37. Cabos do guindaste - 02
- 38. Cabos do guindaste - 03
- 39. Cabos do guindaste - 04
- 40. Cilindro lanças - 01
- 41. Cilindro lanças - 02
- 42. Cilindro lanças - 03
- 43. Cilindro lanças - 04
- 44. Cilindro lanças - 05
- 45. Rig Carga - 01
- 46. Rig Carga - 02
- 47. Rig Carga - 03
- 48. Rig Carga - 03
- 49. Rig Carga - 04
- 50. Rig Carga - 05
- 51. Rig Carga - 06
- 52. Rig Carga - 08
- 53. Rig Carga - 09
- 54. Criando a textura das cintas da carga
- 55. Finalizando o Rig 01
- 56. Finalizando o Rig 02
- 57. Finalizando o Rig 03
- 1. Conceitos de animação
- 2. Ferramenta Linha do tempo
- 3. Ferramentas de animação - (Auto key)
- 4. Ferramentas de animação [set key]
- 5. Ferramentas de animação [filtros animação]
- 6. As câmeras do 3DS MAX - (parâmetros free)
- 7. As câmeras do 3DS MAX - (parâmetros target)
- 8. Apresentação da animação
- 9. Planilha controle da animação
- 10. Posicionando objetos da animação - 01
- 11. Animando caminhão guindaste chegando
- 12. Criando - configurando e animando a câmera
- 13. Criando dormentes e aplicando modificadores para animar
- 14. Animando os dormentes
- 15. Animado as patolas
- 16. Animando as sapatas
- 17. Posicionando o guindaste para o içamento - 01
- 18. Posicionando o guindaste para o içamento - 02
- 19. Posicionando o guindaste para o içamento - 03
- 20. Animando a posição da câmera para o içamento
- 21. Posicionando o guindaste para o içamento - 04
- 22. Posicionando o guindaste para o içamento - 05
- 23. Animando a proteção da carroceria do caminhão carga - 01
- 24. Animando a proteção da carroceria do caminhão carga - 02
- 25. Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 01
- 26. Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 02
- 27. Animando o guindaste movendo a carga para seu destino - 03
- 28. Animando a posição da câmera para a carga indo para seu destino
- 29. Animando as sapatas e patolas - 01
- 30. Animando as sapatas e patolas - 02
- 31. Animando a saída do caminhão guindaste e ajuste final da câmera
- 32. Conhecendo o display de informações
- 33. Criando Display de informações - 01
- 34. Criando Display de informações - 02
- 35. Criando Display de informações - 03
- 36. Criando o rig para display
- 37. Conhecendo com vamos criar o cenário, as nuvens e o céu
- 38. Criando o cenário, as nuvens e o céu - 01
- 39. Criando o cenário, as nuvens e o céu - 02
- 40. Criando o cenário, as nuvens e o céu - 03
- 1. 1 Conhecendo os motores de render
- 2. Parâmetros básicos do render - 01
- 3. Parâmetros básicos do render - 02
- 4. Parâmetros básicos do render - 03
- 5. Parâmetros básicos do render - 04
- 6. Parâmetros básicos do render - 05
- 7. Janela do render
- 8. Estudando as Luzes - 01
- 9. Estudando as Luzes - 02
- 10. Estudando as Luzes - 03
- 11. Estudando as Luzes - 04
- 12. Estudando as Luzes - 05
- 13. Luz tipo Target Spot
- 14. Luz tipo Target Direct
- 15. Environment Panel - 01
- 16. Environment Panel - 02
- 17. Criando a textura e mapeamento do painel display
- 18. Criando a iluminação da animação - 01
- 19. Criando a iluminação da animação - 02
- 20. Criando a iluminação da animação - 03
- 21. Criando a iluminação da animação - 04
- 22. Criando a iluminação da animação - 05
- 23. Criando a iluminação da animação - 06
- 24. Render da animação
- 1. Baixe as imagens
- 2. Extras - Baixe as imagens.
- 3. Extudo - Bump - Baixe as imagens
- 4. Extudo - Concrete - Baixe as imagens
- 5. Extudo - Espaco - Baixe as imagens
- 6. Extudo - Imagens Unrap UVW - Baixe as imagens
- 7. Extudo - Madeira- Baixe as imagens
- 8. Extudo - Metal - Baixe as imagens
- 9. Extudo - Opacidade - Baixe as imagens
- 10. Extudo - Pedras - Baixe as imagens
- 11. Extudo - Pisos - Baixe as imagens
- 12. Extudo - Reflexo - Baixe as imagens
- 13. Extudo - Tapete - bump - opacidade - Baixe as imagens
- 14. Extudo - Tecido - Baixe as imagens
- 15. Extudo - Tijolos - Baixe as imagens
- 16. Madeira - Baixe as imagens
- 17. Extudo - Baixe a imagem